Meu filho tem intestino preso – o que fazer?

O intestino preso pode trazer muitos incômodos para a criança, como dores na barriga, falta de apetite e irritabilidade.
header artigo
Tempo de Leitura
4 minuto(s)
Data
29/11/2023
Adorno Girafa
divisão da página divisão da página
Artigos

Você sabia que um dos problemas mais comuns da infância é a constipação intestinal – ou o famoso intestino preso, ou ainda prisão de ventre?


Pois é, e esse mal, apesar de não oferecer nenhum risco à vida da criança, pode trazer consequências que impactam o dia a dia, bagunçando a rotina de toda a família!


Mas o lado bom é que para resolver essa situação, medidas simples como oferecer mais água e inserir mais frutas e legumes (especialmente os crus!) podem dar uma força para resolver o problema.1


Entenda o que pode acontecer quando o intestino da sua criança não vai bem, e conheça 3 dicas práticas para ajudar a barriguinha dos pequenos trabalhar como um relógio!



O que causa o intestino preso?


Primeiro é importante você saber que para entender se sua criança realmente sofre de constipação intestinal - e não confundir esse quadro com episódios que podem acontecer esporadicamente.


Para te ajudar nessa tarefa, preparamos aqui um check-list com os principais sintomas da constipação intestinal infantil, sendo que para configurar esse quadro, a criança precisa apresentar pelo menos 2 sintomas – confira abaixo:2


É importante lembrar aqui que esses são apenas alguns indícios que sua criança pode estar sofrendo de constipação intestinal, e não tem o objetivo diagnóstico, que só poderá ser feito pelo pediatra, ok?


- Até duas evacuações por semana


- Queixa de dor de barriga (movimentos intestinais dolorosos)


- Fezes em grande volume, que obstruem o valo sanitário


- Pelo menos 1 episódio de incontinência após o desfralde, ou de 1 episódio por semana (para crianças maiores de 4 anos)



Os cientistas já sabem: não há um único responsável que faz com que a constipação intestinal aconteça na infância.


Fatores como sedentarismo, má alimentação, obesidade, uso de suplementos de cálcio e ferro são alguns dos motivos pelos quais a criança fica com o intestino preso.1


Além disso, sabe-se que a criança está mais suscetível a ter intestino preso em 3 etapas da vida:3


1 - Após a introdução de alimentos sólidos


2 - Época de treinamento dos esfíncteres (preparo para o desfralde)


3 - Quando a criança começa a frequentar a escola




Consequências do intestino preso na criança


Se por um lado os motivos que causam a prisão de ventre na criança podem ser um mistério, por outro, as consequências de um intestino parado são bem conhecidas – pelos médicos e pelas famílias:


Veja abaixo o que pode acontecer com a criança quando as visitas ao banheiro demoram para acontecer:4,5


- Falta de apetite


- Dor abdominal


- Sangue nas fezes


- Angústia, irritabilidade e estresse


- Impacto negativo em atividades do dia a dia, incluindo no ambiente escolar


- Maior risco de problemas comportamentais e emocionais



Como ajudar a criança com intestino preso?


Já deu para perceber que a constipação intestinal pode trazer muitos inconvenientes na vida da criança, não é mesmo?


Se este for o caso da sua criança, é preciso que o médico faça a avaliação adequada e oriente quais medidas devem ser tomadas no caso dela – afinal, cada corpo é um corpo!


Mas existem algumas medidas que podem ser feitas no dia a dia e que vão ajudar – e muito! – o intestino da criança trabalhar bem! Confira aqui 3 dicas de como dar uma força para manter a barriga dos pequenos funcionando bem!




1) FIBRAS, SIM!


Quando o assunto é intestino preso, sem dúvida as fibras são as mais lembradas! Isso porque a ciência já comprovou que consumir alimentos ricos em fibras, como frutas, verduras, legumes e cereais integrais, pode contribuir para o bom funcionamento intestinal.1


Esse efeito se deve ao fato de que, por não serem digeridas pelo corpo, as fibras conseguem de absorver água, e com isso ajudar no aumento no bolo fecal, bem como na sua movimentação no intestino.1




2) MUITA ÁGUA!


Se as fibras são lembradas quando falamos de constipação intestinal, o mesmo não pode se dizer da água!


Pois saiba que a hidratação adequada é tão importante quanto incluir mais fibras na alimentação. Isso porque a água ajuda na formação do bolo fecal e na sua eliminação.1,6


Aliás, as pesquisas mostram que nada adianta consumir mais fibras, se não existirem mudanças em outros hábitos de vida – como beber mais água!1,6




3) MOVIMENTAR O CORPO


E se você pensa que para ajudar o intestino da sua criança funcionar bem, é preciso apenas mudar os hábitos alimentares, se enganou!


A razão para isso é que se descobriu que crianças sedentárias têm maior chance de apresentarem constipação intestinal.7


Por isso, manter o corpo em movimento, seja através da prática de esportes, ou mesmo em atividades lúdicas que façam com que a criança se mexa, podem contribuir para prevenir (e ajudar) a constipação intestinal.7



O intestino preso em crianças pode trazer muitos incômodos, mas prevenir e combater esse mal é possível, com a adoção de hábitos saudáveis!




Clique para baixar em PDF
divisoria divisoria