A importância de preparar e armazenar corretamente os alimentos

Entenda porque é importante ficar atento a segurança dos alimentos infantis
header artigo
Tempo de Leitura
3 minuto(s)
Data
20/04/2022
Adorno Girafa
divisão da página divisão da página
Artigos
Hábitos alimentares e sono em dia são muito importantes para que os pequenos cresçam fortes e saudáveis. Mas, tão importante quanto isso, é a atenção na higiene dos alimentos, já que eles podem transportar substâncias ou micro-organismos que causam danos à saúde. O cuidado com a higiene é chamado de segurança dos alimentos, que vai desde a escolha do produto até o seu consumo. 

Quer seja na introdução alimentar, momento que as crianças iniciam o consumo de frutas, ou legumes, que serão complementares ao leite materno ou, na preparação das fórmulas infantis, é importante lembrar que é na infância que o sistema imunológico ainda está sendo formado, portanto, os cuidados com os alimentos, utensílios e água devem ser redobrados!

Para isso, a pessoa responsável pela preparação da refeição deve adotar práticas adequadas na manipulação, seleção e oferta dos alimentos. Pensando nisso, listamos algumas atitudes essenciais para garantir a qualidade do alimento fornecido às crianças. Confira.

Lavagem das mãos: esse hábito, que está enraizado desde o início da pandemia, deve ser sempre incentivado e fazer parte de o processo de manipulação dos alimentos. Lave frequentemente as mãos, ou seja, antes e depois de manusear os alimentos, no momento da oferta à criança e quando for realizar outra tarefa. Incentive a criança a ter esse hábito também! Faça de forma lúdica, com a utilização de música, brincando ou até contando histórias. Isso faz com que as crianças, desde cedo, criem hábitos saudáveis.

Lavagem dos alimentos: lave em água corrente todos os alimentos, mas, no caso daqueles que serão consumidos crus, tais como frutas, verduras e legumes, deixe imersos por 15 minutos em solução de cloro ou água sanitária (1 colher de sopa de água sanitária para cada litro de água).

Organização da cozinha: o lugar onde os alimentos serão armazenados e preparados precisa estar sempre limpo e organizado. Por isso, faça a limpeza e organização desse ambiente regularmente e evite animais de estimação por perto. Para a hora da preparação dos alimentos, é importante prender os cabelos.

Atenção às embalagens: ao comprar os produtos prontos, observe se a embalagem está intacta, ou seja, não apresentam furos, rasgos ou estufamento, e lembre-se de olhar o prazo de validade. É uma boa prática borrifar álcool (70%) ou lavar em água corrente antes de abrir a embalagem. Alguns produtos, após a abertura, ficam com o seu prazo de validade reduzido, fique atento! Se não for um produto de consumo rotineiro, identifique a data de abertura para não utilizar fora do prazo.

Cuidados com os recipientes: copos de transição ou mamadeiras também merecem atenção. A Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) recomenda lavá-los em água corrente e deixar em solução clorada antes do uso. Um lembrete: evite usar materiais de plástico que contenham bisfenol A (BPA), essa substância pode desprender elementos prejudiciais ao organismo e fazer mal à saúde! 

Cuidados com as sobras: o ideal, é que elas sejam armazenadas na geladeira, e que sejam consumidas em até dois dias. Se você preparou uma quantidade superior ao que vai utilizar, não desperdice, você pode congelar! Porém, faça isso logo após a preparação.

Um alerta para a água: ao preparar produtos infantis, utilize água filtrada ou, se necessário, fervida, como no caso dos Cereais Piracanjuba da Linha Crescer. São 3 opções: Arroz e aveia, Banana e Maçã, e Multicereais que auxiliam no crescimento e desenvolvimento das crianças.

Utilizando essas sugestões, você estará preparado para fornecer uma alimentação com segurança para as crianças! Afinal, a alimentação, além de ser prazerosa e nutritiva, deve ser adequada e segura.
Clique para baixar em PDF
divisoria divisoria