Meu filho não come!

Veja aqui dicas práticas para te ajudar durante as refeições da sua criança!
header artigo
Tempo de Leitura
4 minuto(s)
Data
27/09/2022
Adorno Girafa
divisão da página divisão da página
Artigos
Uma alimentação saudável infantil sem dúvida é essencial para o crescimento e desenvolvimento, mas o que fazer quando a criança se recusa a comer o que está no prato? Conheça aqui dicas práticas que podem te ajudar a resolver esse problema e ainda criar ótimos momentos à mesa! 


A importância da alimentação saudável na infância  


É fato: uma vida saudável deve incluir uma alimentação equilibrada, e essa premissa não é diferente na infância! 

O consumo de nutrientes nas quantidades recomendadas é fundamental para que a criança cresça e se desenvolva adequadamente. Comer bem também ajuda a manter a imunidade em dia, além de colaborar para o aprendizado e prevenir possíveis deficiências de nutrientes, que podem impactar na saúde dos pequenos.1 

Outro ponto importante sobre a alimentação infantil é que nesta fase acontece a formação de hábitos alimentares, sendo que boa parte deles poderão ser levados até a vida adulta.

Segundo a Sociedade Brasileira de Pediatria, a introdução de alimentos deve começar a partir do 6º mês de vida, intercalando com o leite materno. Com o passar do tempo, a consistência e quantidade vão mudando, até que por volta de 1 ano de idade, a criança deve estar comendo uma comida similar à do restante da família.

Na teoria tudo é simples, mas na prática nem sempre as coisas funcionam assim - e aí surgem cenas como talheres ao chão, choro, cara feia para os alimentos oferecidos e a constatação: “meu filho não quer comida!” 

Mas afinal... por que meu filho não come? 


Diferentes fatores podem fazer com que a sua criança não esteja se alimentando bem nas refeições. Conheça aqui alguns deles: 

Como saber se minha criança realmente não gosta de um alimento? 

O que os pesquisadores mostram é que uma criança precisa ser exposta de 12 a 15 vezes a um alimento para então de fato, sabermos que ela não gosta. Antes disso, a dica de ouro é: insista, sem forçar! Aos poucos, a criança passa a se interessar por esse alimento, e então consumi-lo! 2  

5 dicas práticas para ajudar sua criança a comer melhor 

Seja por um motivo ou outro, é fato que ninguém quer ver seu filho ou filha mal tocando no prato de comida. Por isso, vamos te dar aqui 5 dicas para ajudar no momento das refeições: 

1) Tire as telas de perto: desligue a televisão e coloque o celular longe enquanto estiverem sentados à mesa. Crianças que comem enquanto estão na tela tendem a ingerir menos frutas, legumes e verduras, além de não perceberem se estão saciadas ou não.

2) Varie a apresentação dos alimentos: Não desista se a sua criança não gostou, por exemplo, da cenoura! Ofereça-a de outras formas diferentes, como: crua em palitos, cozida em rodelas, em um suflê ou até mesmo na farofa!

3) Deixe a criança participar do preparo das refeições: Que tal chamar seu filho ou filha para preparar a salada que vai ser servida? Envolver a criança o preparo da refeição ajuda a despertar seu interesse pelo alimento, aumentando assim a chance de aceitá-lo. 3 

Alguns exemplos de tarefas que você pode incluir a criança são: lavar verduras e frutas, misturar os ingredientes e bater o suco no liquidificador! 

4) Faça refeições em família: Vale ajustar os horários da família para que todos possam sentar juntos à mesa, pelo menos em uma das refeições do dia. Essa é uma estratégia cientificamente comprovada para estimular bons hábitos alimentares na criança. 4 

5) Estimule o consumo de frutas, verduras e legumes de um jeito positivo: Nada de oferecer uma sobremesa caso a criança coma todo o brócolis! Além de ser uma forma de chantagear a criança (o que não é bacana!), tratar esses grupos de alimentos de forma negativa acaba desmotivando a criança a consumi-lo.

Aqui vale mostrar para a criançada como frutas e vegetais podem ser importantes para seu crescimento e para as atividades do dia a dia!  

Lembre-se que a construção de bons hábitos alimentares é feita dia após dia, com muita paciência, empatia e persistência! 

Gostou das dicas? Então aproveite para colocá-las em prática hoje mesmo e depois volte aqui para nos contar como foi! 
Clique para baixar em PDF
divisoria divisoria